Se acontece está aqui

Anuncio Topo

Intérprete de libras e drag queen, Rita D'Libra fala sobre inclusão e preconceito

O evento ocorrerá no dia 28/06/2021

Nesta segunda-feira, 28 de junho, celebramos o “Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”, momento especial a toda comunidade. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a igualdade social e combater o preconceito!

Convidamos a drag queen e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Rita D’Libra, para uma conversa aberta sobre a batalha diária na luta pela inclusão, preconceitos e representatividade. 

Rita D’Libra vem ganhando destaque na internet pela sua forma leve de fazer arte. A intérprete coleciona elogios de grandes nomes do cenário artístico nacional por elevar a cultura traduzindo clássicos musicais e memes para a Libras. Confira:

ST- Rita, você é a primeira intérprete de libras drag queen do Brasil, conta pra gente como tudo isso aconteceu?

Rita- Iniciei na Libras em 2011 por acaso quando tive a oportunidade de fazer um curso comunitário de idiomas na minha cidade. Já na primeira aula, me apaixonei pela sinalização e notei a grande importância dela. Minha professora era surda e eu me sentia na obrigação de conseguir conversar com ela. Então, me desafiava todos os dias em treinar a sinalização ouvindo canções nos tempos livres do trabalho e utilizando a datilologia quando não sabia o sinal que representava a palavra.

No ano seguinte, entrei para uma companhia de teatro inclusivo em que eu atuava e juntamente sinalizava as canções dele. Certa vez, surgiu um personagem feminino em que eu fiz e adorei!

Em 2016, houve um concurso de Drags e quis participar, mesmo sem nenhuma expedição, dei a cara a tapa e fui. (Fiquei em segundo lugar, risos).

A partir daí, surgiu um convite para fazer show em uma casa noturna da capital, após a apresentação, a hostess veio me questionar o porquê de eu não ter sinalizado na performance e exigiu que na próxima eu trouxesse Libras na apresentação por ser o meu diferencial. Depois desse “puxão de orelha” que tudo começou.
Gratidão a Suzzy B!

ST- Como você enxerga o processo de inclusão para surdos no Brasil? Você vê interesse dos artistas em tornarem seus conteúdos mais acessíveis?

Rita- Infelizmente no Brasil, a inclusão ainda é muito deficitária. Estamos no processo para ter um atendimento digno à todes. Acredito, que alguns artistas estão começando a compreender a importância da acessibilidade e isso já é um primeiro passo.

ST- Sua arte é muito elogiada principalmente por trabalhar com um público bem vulnerável, qual é o feedback que você recebe deles?

Rita- Recebo diversas mensagens da comunidade surda elogiando a iniciativa! Alguns familiares de surdos que me mandam mensagens, estudantes de Libras e até professores universitários que usam meu material como meio de debate em aula. Isso me deixa muito feliz por saber que meu trabalho e arte auxiliam nesse processo de inclusão.

ST- Nesta segunda-feira, 28 de junho, celebra o Dia Internacional de Orgulho LGBTQIA+, porém, ainda vivemos em uma sociedade homofóbica e repleta de preconceitos, conta para gente como você vê esta luta pela igualdade social? E o que está faltando para sociedade entender que respeito e dignidade é o que todos merecem?

Rita- Estou inserido em duas comunidades, a LGBTQIA+ e a comunidade surda. As duas parecem lutas distintas, mas estão unidas pela igualdade. Vivemos em uma sociedade que cria um modelo binário padrão e que qualquer pessoa que saia desse estereótipo, parece “incomodar” o sistema. Somos diferentes, somos plurais, somos seres humanos.

Um dos direitos mais básicos para o ser humano é o RESPEITO e nós o exigimos.

ST- O que podemos esperar da Rita D’Libra para o segundo semestre de 2021?

Rita- Nossa, são tantos projetos em andamento, várias parcerias que surgiram durante este ano que fico impactada e não canso de me surpreender. Como sou escorpiana e adoro um desafio, estou sempre disposta para novos caminhos em levar  a inclusão através da minha arte. A Rita tá ON.

 

Acompanhe Rita D’Libra no instagram: @ritadlibra.

Créditos da imagem: Cesar Lopes (@cesarlopesfotografo).

@supertrasado
Tags: Bate Papo
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
Samuel Rosa traz a Porto Alegre em novembro sua turnê solo 'Rosa'
Dama do gipsy jazz, Tatiana Eva-Marie faz dois shows em Porto Alegre
'Ela Disse-me Assim' traz grande elenco para homenagear Zilah Machado e Lourdes Rodrigues
Opinião recebe em novembro Acústicos & Valvulados e o Da Guedes e Rock Concert
Orquestra Theatro São Pedro recebe o violoncelista alemão Clemens Weigel
'A Bela e a Fera In Concert - O Espetáculo Musical' em única apresentação no Araújo Vianna
O musical 'Embalos de Sábado à Noite' chega a Porto Alegre em outubro
Lulu Santos traz a Porto Alegre em novembro a turnê 'Barítono' no Araújo Vianna
Destaque do POP Luisa Sonza retorna a Porto Alegre em outubro com show no Pepsi On Stage
Feijoada com Samba traz para Porto Alegre atrações nacionais do pagode, sertanejo e funk
Reação Em Cadeia se apresenta em novembro no Teatro Feevale em Novo Hamburgo
Espetáculo em homenagem aos Beatles, chega a Porto Alegre em setembro
Paula Toller e Luísa Sonza cantam juntas no clássico 'Nada Sei'
Fabio Porchat retorna ao estado em setembro com show no ParkShopping Canoas
MAR ABERTO lança parceria com João Mar, 'Massagem nas Costas'

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul