Se acontece está aqui

Anuncio Topo

Intérprete de libras e drag queen, Rita D'Libra fala sobre inclusão e preconceito

O evento ocorrerá no dia 28/06/2021

Nesta segunda-feira, 28 de junho, celebramos o “Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”, momento especial a toda comunidade. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a igualdade social e combater o preconceito!

Convidamos a drag queen e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Rita D’Libra, para uma conversa aberta sobre a batalha diária na luta pela inclusão, preconceitos e representatividade. 

Rita D’Libra vem ganhando destaque na internet pela sua forma leve de fazer arte. A intérprete coleciona elogios de grandes nomes do cenário artístico nacional por elevar a cultura traduzindo clássicos musicais e memes para a Libras. Confira:

ST- Rita, você é a primeira intérprete de libras drag queen do Brasil, conta pra gente como tudo isso aconteceu?

Rita- Iniciei na Libras em 2011 por acaso quando tive a oportunidade de fazer um curso comunitário de idiomas na minha cidade. Já na primeira aula, me apaixonei pela sinalização e notei a grande importância dela. Minha professora era surda e eu me sentia na obrigação de conseguir conversar com ela. Então, me desafiava todos os dias em treinar a sinalização ouvindo canções nos tempos livres do trabalho e utilizando a datilologia quando não sabia o sinal que representava a palavra.

No ano seguinte, entrei para uma companhia de teatro inclusivo em que eu atuava e juntamente sinalizava as canções dele. Certa vez, surgiu um personagem feminino em que eu fiz e adorei!

Em 2016, houve um concurso de Drags e quis participar, mesmo sem nenhuma expedição, dei a cara a tapa e fui. (Fiquei em segundo lugar, risos).

A partir daí, surgiu um convite para fazer show em uma casa noturna da capital, após a apresentação, a hostess veio me questionar o porquê de eu não ter sinalizado na performance e exigiu que na próxima eu trouxesse Libras na apresentação por ser o meu diferencial. Depois desse “puxão de orelha” que tudo começou.
Gratidão a Suzzy B!

ST- Como você enxerga o processo de inclusão para surdos no Brasil? Você vê interesse dos artistas em tornarem seus conteúdos mais acessíveis?

Rita- Infelizmente no Brasil, a inclusão ainda é muito deficitária. Estamos no processo para ter um atendimento digno à todes. Acredito, que alguns artistas estão começando a compreender a importância da acessibilidade e isso já é um primeiro passo.

ST- Sua arte é muito elogiada principalmente por trabalhar com um público bem vulnerável, qual é o feedback que você recebe deles?

Rita- Recebo diversas mensagens da comunidade surda elogiando a iniciativa! Alguns familiares de surdos que me mandam mensagens, estudantes de Libras e até professores universitários que usam meu material como meio de debate em aula. Isso me deixa muito feliz por saber que meu trabalho e arte auxiliam nesse processo de inclusão.

ST- Nesta segunda-feira, 28 de junho, celebra o Dia Internacional de Orgulho LGBTQIA+, porém, ainda vivemos em uma sociedade homofóbica e repleta de preconceitos, conta para gente como você vê esta luta pela igualdade social? E o que está faltando para sociedade entender que respeito e dignidade é o que todos merecem?

Rita- Estou inserido em duas comunidades, a LGBTQIA+ e a comunidade surda. As duas parecem lutas distintas, mas estão unidas pela igualdade. Vivemos em uma sociedade que cria um modelo binário padrão e que qualquer pessoa que saia desse estereótipo, parece “incomodar” o sistema. Somos diferentes, somos plurais, somos seres humanos.

Um dos direitos mais básicos para o ser humano é o RESPEITO e nós o exigimos.

ST- O que podemos esperar da Rita D’Libra para o segundo semestre de 2021?

Rita- Nossa, são tantos projetos em andamento, várias parcerias que surgiram durante este ano que fico impactada e não canso de me surpreender. Como sou escorpiana e adoro um desafio, estou sempre disposta para novos caminhos em levar  a inclusão através da minha arte. A Rita tá ON.

 

Acompanhe Rita D’Libra no instagram: @ritadlibra.

Créditos da imagem: Cesar Lopes (@cesarlopesfotografo).

@supertrasado
Tags: Bate Papo
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
O grupo Quartchêto fazem duas apresentações em abril no Teatro do Sesc
Ballet do Teatro Colón apresenta o espetáculo 'A Bela Adormecida' em julho no Araújo Vianna
Ana Castela e SPC são confirmados na programação de shows nacionais da Fenadoce de 2024
Nação Zumbi inicia turnê comemorativa de 30 anos no festival Turá, em Porto Alegre
Espetáculo com Osmar Prado e Maurício Machado 'O Veneno do Teatro' chega a Porto Alegre
Chico Chico apresenta em junho em Porto Alegre show de seu mais recente EP
Food Hall Dado Bier lança projeto 'Sábados de Sambinha e Feijoada'
Mariza se apresenta em Porto Alegre na próxima quinta-feira (25) em Porto Alegre
Pianista Salomão Soares apresenta na próxima semana no Espaço 373, seu álbum 'Interior'
Teatro do Sesc Alberto Bins recebe espetáculo Curiosa Mente de 18 a 20 de abril
Cris Pereira apresenta em maio no Araújo Vianna o espetáculo 'Gaudêncio Em Busca do Piá Raiz'
Novo Hamburgo recebe o 'Festival de Inverno' com Luan Santana, Simone Mendes e Bruno Rosa
Baco Exu do Blues se apresenta neste sábado (20) no Araújo Vianna em Porto Alegre
Orquestra Theatro São Pedro resgata trilhas sonoras dos filmes de Tarantino em concerto inédito
Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia se apresenta em Porto Alegre em julho

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul