Se acontece está aqui

Anuncio Topo

Teatro Feevale recebe espetáculo Sagração, da Companhia de Dança Deborah Colker

O evento ocorrerá no dia 22/04/2024

O Teatro Feevale recebe, no dia 22 de abril, a Companhia de Dança Deborah Colker para apresentação única do seu novo espetáculo, que comemora seu trigésimo aniversário. Sagração, realizado a partir da obra clássica de Igor Stravinsky, encontra ritmos brasileiros, em espetáculo inspirado por visões ancestrais sobre a origem do mundo.

O processo criativo de Sagração durou dois anos e meio. O espetáculo é uma livre adaptação de A Sagração da Primavera, obra composta pelo russo Igor Stravinsky, que ganhou projeção mundial pela montagem estreada em Paris, França, em 1913, com coreografia de Vaslav Nijinsky e produção de Sergei Diaghilev para os Ballets Russes. A composição musical é considerada revolucionária por introduzir estruturas rítmicas e harmônicas nunca utilizadas em partituras.

"Quando decidi recontar esse clássico, pensei que teria de ser a partir da cosmovisão de povos originários do Brasil", lembra Deborah, que também é pianista. "Stravinsky foi responsável por pontos de ruptura e provocação entre o erudito e o primitivo. A Sagração da Primavera representa esses pontos de evolução da humanidade", explica.

Foi em uma viagem para o Xingu, durante o Kuarup, e no encontro com as aldeias indígenas Kalapalo e Kuikuro, que Deborah conheceu Takumã Kuikuro. O cineasta contou a ela como o povo do chão recebeu o fogo do Urubu Rei. Essa história é dançada e acompanhada por narração do próprio Takumã e faz parte da coleção de cosmogonias que a diretora reuniu para montar a dramaturgia do espetáculo.

Deborah, na companhia de Nilton Bonder, revisitou, ainda, a mitologia judaico-cristã. Do livro Gênesis, as passagens sobre Eva e a serpente e sobre Abraão ganham cenas que destacam momentos de ruptura. "São dois mitos que elaboram sobre a consciência humana: pela autonomia de uma mulher que desperta para caminhos interditados e transgride; e de um homem que sai da sua casa e cultura em direção a si mesmo", destaca o dramaturgo.

Além das alegorias bíblicas, a coreógrafa também buscou referências na literatura científica, com a presença das personagens que representam bactérias, herbívoros e quadrúpedes no espetáculo. "Nossa dramaturgia é feita da poesia presente em mitos e teorias que pensam a existência da vida em nosso planeta", relata Deborah.

A coreógrafa, em parceria com o diretor musical Alexandre Elias, introduziu à partitura instrumental de Stravinsky a sonoridade pujante das florestas e ritmos brasileiros, como boi bumbá, coco, afoxé e samba. Aos acordes de instrumentos de orquestra, o diretor musical adicionou flauta de madeira, maracá, caxixi e tambores. Os paus de chuva também entram em cena no arranjo executado ao vivo pelos bailarinos. Para Alexandre Elias, "foi um privilégio trabalhar profundamente na estrutura da obra"

 

Serviço:

Local: Teatro Feevale

Data: 22 de abril de 2024

Ingressos: www.teatrofeevale.com.br   

Créditos  da imagem: Flávio Colker

@supertrasado
Tags: Dicas
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
'Opinião Solidário' reúne grandes nomes da música em prol das vítimas da enchente
Show da turnê 'Soweto 30' em Porto Alegre será adiado
Evento solidário 'Minas pelo Rio Grande do Sul' reúne grandes nomes da música em prol do RS
Oficina de Choro e MPB nas Escolas realizam apresentações nos abrigos de Porto Alegre
Festival Beneficente pelo Rio Grande do Sul recebe grande elenco em evento solidário
Junior faz audição beneficente de Solo Vol. 2 na Audio, em São Paulo
Evento solidário 'Viva o Venê' em prol do Bar Venezianos acontece nesta quarta-feira (22) no Ocidente
'Uai, Tchê - Uma live tri-legal, sô!',  põe artistas mineiros para abraçar o Rio Grande do Sul
Wesley Safadão anuncia gravação solidária em Fortaleza, no próximo dia 30
Com Gaby Amarantos, João Gomes e mais, Marcelo Jeneci lança 'Night Club Forró Latino (Volume I)'
Rap in Cena com Mano Brown, Filipe Ret, L7nnon e mais arrecadam  doações para as vítimas das enchentes
Show beneficente no Vivo Rio reúne grandes artistas para arrecadar fundos para o RS
 Salve o Sul: Setor de eventos se une e cria festival beneficente em prol do RS
Agenda Opus - Shows adiados por conta das chuvas no Rio Grande do sul
Festival beneficente em Florianópolis e São Paulo irá destinar arrecadação para vítimas das enchentes

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul