Se acontece está aqui

Anuncio Topo

O tradicional Arrastão da Turucutá comemora os 16 anos do coletivo, e leva pra rua a alegria, a celebração e a arte

O evento ocorrerá no dia 23/03/2024

Com o cuidado e a dedicação de sempre, marca registrada do grupo, o 14º Arrastão da Turucutá será realizado em março, dia 23, no finalzinho do verão e dos cortejos de blocos de carnaval em Porto Alegre. Em 16 anos de história, a Turu, como é carinhosamente chamada, vem promovendo a alegria, a arte, a descentralização da cultura na forma de arte de rua, inclusiva, democrática e resistente. Com uma super banda, trazendo o grupo de cantores, harmonia, ritmistas, mestres e muitos ritmistas convidados, o Arrastão coloca a bateria no chão sob a direção do trio Amadeu Medina, Artur Klassmann e Duda Lopes. No trio elétrico, a harmonia, guitarra, cavaco, trompete, trombone e sax dão o tom desse grande show, onde todos são convidados a participar e curtir a folia. Para abrir e fechar a festa, o Dj Nego Minas traz um set de respeito.

Mais de 500 mil pessoas assistiram e brincaram ao som da Turu ao longo dos 16 anos do coletivo, um dos pioneiros da batucada em Porto Alegre, que vem formando parte dos ritmistas que hoje atuam nos blocos da cidade. O Arrastão da Turu será dia 23 de março, com concentração às 14h. O local será divulgado em breve nas redes do grupo. Na estrutura, que promete ser impecável como sempre, seguranças, limpeza da rua, banheiros públicos ao longo de todo o trajeto e ambulantes parceiros. No repertório popular, muito samba em clássicos e autorais, funk, ijexá, samba reggae, jongo, pop.

A Turucutá vem trilhando seu caminho sempre com respeito à história construída pelos que vieram antes. Muito mais que um grupo musical com 16 anos de trajetória, o coletivo integra um movimento, uma onda que vem lá de trás com referências dos antigos carnavais, das cidades do interior e suas famílias reunidas pra tocar e contar histórias, que traz em sua essência o respeito ao povo do carnaval e às escolas de samba, lembranças dos bailes de salão com suas marchinhas, os cortejos de rua dos dias atuais. Um movimento que preza a liberdade e a coletividade, que realiza trabalho social, que fomenta a prática musical coletiva, que fortalece as artistas. Uma onda que, do ponto de partida ao ponto de chegada, arrepia, alegra e dá aos seus integrantes e ao público a sensação de pertencimento. Seus integrantes, que também são professores da disputada Oficina da Turucutá, tem as mais diversas origens, profissões e visões sobre arte e música, mas todos convergem quando o assunto é a importância desse coletivo para o movimento musical de batucada na cidade.

Plural, o grupo utiliza instrumentos de percussão melodicamente acompanhados por vozes, sopros e cordas, para transformar o espaço público, propondo mais vida, cores, emoções e liberdade para o nosso dia-a-dia. Com um repertório que flutua do samba ao rock, do ijexá ao funk, do makulelê ao afoxé, a Turucutá é eclética e livre de preconceitos musicais. Seus artistas sonham com um mundo melhor, mais humano, mais lúdico, onde as manifestações populares tenham seu espaço garantido. E munidos de sua música, tratam de tornar esse sonho realidade!

           

Arrastão Turucutá 2024

Dia 23 de março – concentração às 15h com DJ Nego Minas / saída do bloco às 16h

Rua Washington Luiz / Centro histórico

 

Créditos da  imagem: Thales Matos.

@supertrasado
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
Rap in Cena com Mano Brown, Filipe Ret, L7nnon e mais arrecadam  doações para as vítimas das enchentes
Show beneficente no Vivo Rio reúne grandes artistas para arrecadar fundos para o RS
 Salve o Sul: Setor de eventos se une e cria festival beneficente em prol do RS
Agenda Opus - Shows adiados por conta das chuvas no Rio Grande do sul
Festival beneficente em Florianópolis e São Paulo irá destinar arrecadação para vítimas das enchentes
Festival Turá é adiado em Porto Alegre, confira comunicado oficial do evento
Show de lançamento do álbum Poesia Brasileira, de Andiara Mumbach e Marcel Estivalet, é adiado
Clarice Falcão lança álbum 'Truque' com show no Opinião em maio
Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para o cinema gaúcho
Dia Nacional do Reggae terá show da banda Raiz Tribal no Quarto Distrito
Bruno Mars anuncia shows no Brasil em outubro passando por Rio De Janeiro, São Paulo e Brasília
ADIADO - Porto Alegre recebe espetáculo Metallica Symphonic Tribute neste domingo (5)
ADIADO - Teatro Sesc Canoas apresenta 'Tributo a Elis Regina' neste sábado (04)
Mauricio Manieri retorna a Porto Alegre em junho para show especial de 'Dia dos Namorados'
Celebração ao Dia Mundial do Rock traz a Porto Alegre Raimundos, Comunidade Nin-Jitsu e Ultramen

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul