Se acontece está aqui

Anuncio Topo

Noite dos Museus fará a reinaguração da Usina do Gasômetro

O evento ocorrerá no dia 18/05/2024

Evento que reuniu 185 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha em 2023, o Noite dos Museus prepara mais uma edição histórica para este ano. Além de reabrir para visitação gratuita e em horário inusitado todos os espaços que participaram da edição passada, o projeto fará a reabertura da Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre, e ainda agregará ao circuito o Museu da Cultura Hip Hop RS e o Instituto Caldeira, espaços ligados com a cultura urbana e a inovação, que reforçam o comprometimento do evento com o que é contemporâneo e relevante. Entre os novos locais está ainda o Mercado Público como o museu vivo de Porto Alegre - um local democrático e ecumênico por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças.

Para a reinauguração da Usina do Gasômetro, o Noite dos Museus convidou o renomado fotógrafo e multiartista Gabriel Wickbold a criar uma exposição inédita para a ocasião. Fechado desde 2017, o espaço voltará a receber o público com a mostra imersiva MAZE, que reúne uma série de imagens autorais do artista, marcando sua estreia na cidade. A exibição será aberta ao público durante o evento e ficará em cartaz até o dia 28 de julho.

"Essa sinergia da abertura da Usina do Gasômetro com o Noite dos Museus promete mais uma grande entrega para a nossa cidade, com a retomada tão aguardada de um equipamento cultural que sempre está na primeira lembrança de símbolos da capital", avalia Henry Ventura, Secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre.

Para dar conta do público crescente, o evento ampliou, mais uma vez, o número de instituições participantes. Ao todo, serão 22 espaços abertos, com entrada franca, das 18h até a meia-noite de 18 de maio, abrigando diversas manifestações artísticas, que vão da música ao teatro. Entre as novidades da oitava edição, também estão o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA, que se juntam aos locais que já haviam participado em 2023: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Memorial do Theatro São Pedro, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS, assim como a Cinemateca Capitólio, que, neste ano, terá uma programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS.

"Fiel ao seu propósito de ressignificar nossa relação com a arte, com a cultura, com a cidade, com os museus e com o nosso patrimônio, o Noite dos Museus volta a reunir espaços incríveis da nossa capital esse ano, resgatando o contato do público com museus já muito conhecidos e incentivando a visita a instituições não tão populares, mas igualmente relevantes, que merecem ser prestigiadas", destaca Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.

Uma outra novidade de 2024 é que o evento ainda contará com um circuito de visitação a 11 galerias da cidade, que também estarão abertas durante a noite especial, com uma programação diferenciada, que será detalhada em breve. Participam a Art100 Gallery, a Casa da Estrela, a Casa Baka, a Casa Musgo, a Fundação Ecarta, a Galeria 506, a Galeria Bolsa de Arte, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Garagem de Arte Stockinger, a Gravura Galeria de Arte e o Instituto Zoravia Bettiol.

Artistas e monitores podem se inscrever para participar via edital
Os artistas participantes desta edição estão sendo selecionados através de editais públicos. Para as apresentações no dia do evento, há duas convocatórias: uma de artes cênicas, que contempla expressões como teatro, dança, circo, saraus, slams e contação de histórias; e uma de música, em que é necessário o envio de repertório 100% autoral, dos gêneros instrumental, erudito e popular. Há ainda um edital de artes visuais que selecionará 30 obras fotográficas a serem expostas em uma fotogaleria de grandes dimensões, inaugurada na noite do evento, em um dos espaços participantes. Para compor a mostra, é necessário enviar trabalhos dentro da temática "Porto Alegre Natural - As cores vivas da capital". 

O evento também está com um edital aberto para seleção de monitores que queiram fazer parte da equipe de atendimento da oitava edição. Podem participar estudantes e graduados do ensino superior, que sejam maiores de 18 anos e residentes em Porto Alegre ou na Região Metropolitana, preferencialmente das áreas de ciências humanas ou sociais, linguística, letras e artes. As inscrições para todas as convocatórias são gratuitas e podem ser feitas pelo site noitedosmuseus.com.br/editais. Para os artistas, o prazo para enviar as informações é até 15 de março, e, para os monitores, até o próximo dia 22.

Créditos da imagem: Marcelo Viola/PMPA.

@supertrasado
Tags: Notícias
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
'Opinião Solidário' reúne grandes nomes da música em prol das vítimas da enchente
Show da turnê 'Soweto 30' em Porto Alegre será adiado
Evento solidário 'Minas pelo Rio Grande do Sul' reúne grandes nomes da música em prol do RS
Oficina de Choro e MPB nas Escolas realizam apresentações nos abrigos de Porto Alegre
Festival Beneficente pelo Rio Grande do Sul recebe grande elenco em evento solidário
Junior faz audição beneficente de Solo Vol. 2 na Audio, em São Paulo
Evento solidário 'Viva o Venê' em prol do Bar Venezianos acontece nesta quarta-feira (22) no Ocidente
'Uai, Tchê - Uma live tri-legal, sô!',  põe artistas mineiros para abraçar o Rio Grande do Sul
Wesley Safadão anuncia gravação solidária em Fortaleza, no próximo dia 30
Com Gaby Amarantos, João Gomes e mais, Marcelo Jeneci lança 'Night Club Forró Latino (Volume I)'
Rap in Cena com Mano Brown, Filipe Ret, L7nnon e mais arrecadam  doações para as vítimas das enchentes
Show beneficente no Vivo Rio reúne grandes artistas para arrecadar fundos para o RS
 Salve o Sul: Setor de eventos se une e cria festival beneficente em prol do RS
Agenda Opus - Shows adiados por conta das chuvas no Rio Grande do sul
Festival beneficente em Florianópolis e São Paulo irá destinar arrecadação para vítimas das enchentes

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul