Se acontece está aqui

Anuncio Topo

Festival Palco Giratório Sesc 2024 terá 42 espetáculos, Mostra de Cinema, seminário e muito mais

Com teatro, dança, música, circo, cinema e muito mais, o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre está chegando. A programação oficial de um dos mais tradicionais eventos de cultura do Estado, que acontecerá entre os dias 14 e 29 de maio, foi lançada nesta segunda-feira (29/04), na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, para autoridades, profissionais da área, imprensa e convidados. A ocasião marca, ainda, a abertura da bilheteria, com ingressos a partir de R$20, que podem ser adquiridos pelo site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio, onde está a agenda completa do Festival. 

Entre as atrações, destacam-se o show da cantora brasileira Sandra Sá, o espetáculo "Leci Brandão: na palma da mão", em homenagem a artista, e a peça cênico-musical "A Amazônia é azul e vermelha", que ressalta a riqueza cultural de um dos biomas com maior diversidade do mundo. No dia 18, o Festival se juntará à Noite dos Museus, outra data importante do calendário cultural de Porto Alegre, com entradas gratuitas (limitadas) para quatro espetáculos.

"A arte, em suas diversas formas, desempenha um papel fundamental na sociedade, na nossa história e na nossa identidade. O teatro, em particular, é uma ferramenta poderosa de expressão. Através das produções, podemos nos transportar para outras realidades e vivências, além de refletirmos sobre questões que muitas vezes não fazem parte do nosso cotidiano", ressalta a diretora administrativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Maria Tereza Menegotto, representando o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn.

Ao todo, serão 42 espetáculos, 16 deles gaúchos, três sessões da Mostra de Cinema "O negro na tela" e 19 ações afirmativas que incluem oficinas, intercâmbio entre artistas para debater temáticas relacionadas e o 5º Seminário Palco Giratório em Porto Alegre, que reunirá renomados profissionais das artes cênicas como Henrique Fontes (RN), Narciso Telles (MG) e Daniele Sampaio (SP). Entre os grupos artísticos e equipes de produção do Festival, são mais de 400 pessoas envolvidas na realização do 18º Festival Palco Giratório Sesc na Capital Gaúcha.

No Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n), acontecerá a abertura do Festival no dia 14, às 21h, com o espetáculo "Herança", da Cia Burlantins, de Minas Gerais. Idealizada pelo escritor, pesquisador e professor Pedro Kalil, a obra cênica-musical busca o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. Em cena, o ator Maurício Tizumba, conhecido por seu trabalho focado na arte negra, comemora 50 anos de carreira. 

"A edição de 2024 está especial com muita diversidade de temáticas, linguagens cênicas e presença cultural de diferentes regiões brasileiras, com grande presença de grupos do Norte do País, para trazer as produções nacionais de forma ampla", enfatiza a coordenadora de Cultura do Sesc/RS e curadora do Circuito Nacional do Palco Giratório, Jane Schoninger. 

Defensor da democratização da arte e da cultura, o Sesc/RS também oferecerá entradas gratuitas para escolas, grupos artísticos e organizações comunitárias. Para participar da Formação de Plateia, é preciso enviar um e-mail para palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br. Visando a inclusão, também, de pessoas com deficiência (PCDs), alguns espetáculos contarão com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição. Além do São Pedro, também receberão apresentações o Teatro do Sesc Alberto Bins, Sala Álvaro Moreyra, Teatro Renascença, Teatro Bruno Kiefer, Teatro Oficina Olga Reverbel, Studio Stravaganza, Teatro da Santa Casa, Zona Cultural e Parque Farroupilha (Redenção).

Parceira do Sesc/RS, a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul também esteve representada no evento de lançamento pela diretora artística do Theatro São Pedro, Gabriella Munhoz. Também artista, ela ressaltou a importância do 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre para o RS: "O Palco tem uma relevância artística e cultural muito forte. Além de entreter e divertir, responde a um dos maiores desafios da classe artística, o de fazer refletir. Com espetáculos atentamente escolhidos, somos levados a pensar", disse ela, seguindo "O Festival apura nosso senso crítico e é uma alegria pra nós celebrar esse momento e cultivar essa parceria". 

Para completar, os presentes puderam assistir a um spoiler do espetáculo musical "Cabaré do Amor Rasgado", da Cia Rústica (RS).  Celebrando o amor como força de vida, com seus trajes coloridos e festejantes, o elenco colocou os convidados para dançar em uma performance cheia de vida e empolgante. A apresentação na 18ª edição acontecerá no dia 17 de maio, às 20h, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900).

Créditos da imagem: Divulgação.

@supertrasado
Tags: Dicas
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
 RAP IN CENA 10 ANOS - Lançamento oficial e Live Solidária, acontece no dia 25 de junho
Sam Feldt reúne Anitta e JVKE no latin dance pop 'Mi Amor'
Wesley Safadão e Felipe Amorim se unem em 'Novinha não chora'
Festival solidário 'Retoma POA' recebe expoentes da geração da música no Opinião
MC Poze do Rodo lança 'Morena', faixa em comemoração ao dia dos namorados
Orquestra Theatro São Pedro, Luciano Leães e JJ Thames em concerto solidário no dia 20 de junho
Shopping Iguatemi Porto Alegre recebe exposição imersiva de Tartarugas Ninja
Duca Leindecker apresenta em novembro no Araújo Vianna show superespecial
Bar Chopp Petiscos é o campeão do Comida di Buteco circuito Porto Alegre
Pato Fu e Orquestra Ouro Preto lançam álbum 'Rotorquestra de Liquidificafu'
Katia Suman realiza terceira edição da festa baila comigo no Ocidente
Matanza Ritual Fest recebe em outubro na capital Black Pantera e Comunidade Nin-Jitsu
Museu da Cultura Hip Hop RS e Alvo Cultural lançam a primeira edição do Programa de Formação
Cia Hariboll promove apresentação em prol dos artistas da companhia
Em 'SUPERNOVA', Jão apresenta versão deluxe de 'SUPER' com oito músicas novas

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul