Se acontece está aqui

Anuncio Topo

Festival de Cinema de Gramado homenageia Jorge Furtado com o Troféu Eduardo Abelin

No ano em que completa 40 anos de carreira, o Festival de Gramado homenageia um dos mais representativos diretores brasileiros com o Troféu Eduardo Abelin: Jorge Furtado. O portoalegrense cruzou os caminhos da medicina, psicologia, jornalismo e artes plásticas, mas quis o destino que se tornasse um dos mais emblemáticos diretores, roteiristas e produtores do audiovisual brasileiro. Mesclando linguagens documental e ficcional, criou obras sensíveis que trazem dilemas brasileiros em uma linguagem universal, capazes de capturar sensações e perturbações de qualquer espectador.    

Começou sua carreira profissional na televisão, ainda na década de 1980. Em 1987, foi um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre, um dos mais importantes núcleos de produção de filmes do país, a qual integra até hoje. Nas telonas, dirigiu marcos do cinema produzido no Rio Grande do Sul e se tornou conhecido como realizador de alguns dos melhores curtas do cinema nacional, como “O dia em que Dorival encarou a guarda” (1986), “Barbosa” (1988) e, principalmente, “Ilha das Flores” (1989), com os quais recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive no Festival de Berlim. A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Abraccine, classificou o simbólico filme como o melhor curta-metragem brasileiro de todos os tempos. 

Com a virada do milênio, estreia como diretor de longas-metragens em “Houve uma vez dois verões” (2002). Com seu segundo longa, “O Homem que Copiava”, chega ao grande público, levando mais de 600 mil espectadores aos cinemas. Por esse, recebeu diversos prêmios, incluindo o de melhor filme nacional no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2003. Furtado marcou carreira com a direção de longas e programas especiais na televisão, que abriram novos caminhos e discussões em torno do audiovisual brasileiro.

Para Rosa Helena Volk, Presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, a homenagem reforça a potência do cinema gaúcho. “Jorge é um patrimônio do cinema brasileiro e, mais do que isso, um realizador que amadureceu seu trabalho em Gramado. Hoje podemos comemorar os quarenta anos de carreira de um dos maiores nomes do nosso cinema com essa homenagem durante o festival”, diz.

A homenagem será entregue no dia 16 de agosto, durante a programação do 52º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre os dias 09 e 17.

@supertrasado
Tags: Notícias
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
Samuel Rosa traz a Porto Alegre em novembro sua turnê solo 'Rosa'
Dama do gipsy jazz, Tatiana Eva-Marie faz dois shows em Porto Alegre
'Ela Disse-me Assim' traz grande elenco para homenagear Zilah Machado e Lourdes Rodrigues
Opinião recebe em novembro Acústicos & Valvulados e o Da Guedes e Rock Concert
Orquestra Theatro São Pedro recebe o violoncelista alemão Clemens Weigel
'A Bela e a Fera In Concert - O Espetáculo Musical' em única apresentação no Araújo Vianna
O musical 'Embalos de Sábado à Noite' chega a Porto Alegre em outubro
Lulu Santos traz a Porto Alegre em novembro a turnê 'Barítono' no Araújo Vianna
Destaque do POP Luisa Sonza retorna a Porto Alegre em outubro com show no Pepsi On Stage
Feijoada com Samba traz para Porto Alegre atrações nacionais do pagode, sertanejo e funk
Reação Em Cadeia se apresenta em novembro no Teatro Feevale em Novo Hamburgo
Espetáculo em homenagem aos Beatles, chega a Porto Alegre em setembro
Paula Toller e Luísa Sonza cantam juntas no clássico 'Nada Sei'
Fabio Porchat retorna ao estado em setembro com show no ParkShopping Canoas
MAR ABERTO lança parceria com João Mar, 'Massagem nas Costas'

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul