Se acontece está aqui

Anuncio Topo

Feira Artesanal Sul reúne artistas, artesãos e entusiastas dos trabalhos manuais na capital

O evento ocorrerá no dia 03/05/2023

Maior feira da região sul voltada para artesãos e entusiastas dos trabalhos manuais, a Artesanal Sul volta a movimentar os pavilhões do Centro de Eventos FIERGS nos dias 9, 10, 11 e 12 de maio, das 11h às 18h. Em sua décima edição na capital gaúcha, a mostra contará com seis exposições coletivas e individuais, diferentes cursos mais de 60 expositores, entre ateliês, artistas, fábricas e comerciantes vindos de diversas cidades do Rio Grande do SulSanta Catarina São PauloOs ingressos poderão ser adquiridos durante o evento, somente no local.

Em seus estandes, a feira terá insumos e novidades de tudo o que envolve artes manuais e artesanato, oferecendo ao público em geral e lojistas diferentes tipos de agulhas, pincéis e outros materiais que não estão disponíveis em qualquer lugar. Nos quatro dias de evento, são esperadas de 10 a 12 mil visitantes. Há, inclusive, cerca de 60 caravanas organizadas por prefeituras para trazer públicos do litoral, da serra e do interior do Estado para a capital.

Exposições
Os visitantes poderão conferir seis exposições instaladas dentro da feira. Entre os destaques está a mostra Artesãos, com curadoria de Ingrid Sessegolo, que reúne 32 obras artesanais feitas por 28 artistas das mais variadas técnicas, saberes culturais e experiências de vida. A base dos trabalhos é o livro que dá título à exibição composto por 200 minicontos poéticos de Wander Mazzotti. Por lá, também será possível ver a itinerante Qual a sua trama?, do IV Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista, com reflexões e manifestos a partir da obra têxtil; e Floresça por onde flor, espaço assinado por Léa Tande, especialista em flores de papel.

O setor de exposições também conta com a individual Natureza, Viva!, da artista paulista radicada em Nova Petrópolis Monika Wutzl, que cria trabalhos à máquina, feitos com a técnica "raw edge", de apliques de bordas cruas, ou com aplique animal, método que ela desenvolveu para fazer retratos de cães e outros bichos. Há ainda Encanto, mostra de papel sculpture inspirada na animação homônima dos estúdios Disney e assinada por Vlady e Helena  Keiko; e o corredor Meu Canto, com 12 pequenos ambientes assinados por diferentes artistas que apresentam as principais tendências, cores, produtos e estilos presentes na feira. A visitação a todas as exposições é gratuita para quem já tiver adquirido o ingresso para acessar a feira.

Cursos 
O evento atua na capacitação de novos empreendedores promovendo atividades ministradas por renomados artesãos e pelas principais marcas participantes, como a Círculo, uma das maiores indústrias têxteis do país, e a Fitas Progresso, que ensinará diferentes criações, de laços de cabelo a lembranças de luxo. Serão oferecidos ainda cursos nas áreas de paper sculpture e para confecção de pêndulos rústicos, mandalas bordadas, bolsas de crochê, entre outros. A maior parte das atividades é gratuita, com vagas preenchidas por ordem de chegada durante o evento. As demais, que são pagas, já estão com as inscrições abertas pelo site da WR São Paulo.

Impacto na economia da capital
A Artesanal Sul é também um espaço catalisador de negócios, trazendo em seus estandes promoções e oportunidades, e proporcionando diferentes conexões que incentivam principalmente o empreendedorismo feminino, já que 70% do público participante é composto por mulheres. "A pandemia transformou o universo do artesanato, mudando comportamentos e a faixa etária de quem faz. Se engana quem pensa que artesanato é coisa de vovó ou somente um hobby. Há novos públicos, e a feira mostra que é possível viver financeiramente dessas atividades e ter sucesso nesse setor. Queremos fomentar esse mercado, ajudando a transformar artesãos em empreendedores", adianta Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo, empresa que organiza a Artesanal Sul e que realiza, há mais de duas décadas, eventos voltados para as artes manuais, como a Mega Artesanal, a mais importante feira da América Latina para o setor.

Além de movimentar a área da economia criativa, a mostra traz empregos e investimentos para a região. Para colocar o evento de pé, a WR São Paulo conta com cerca de 1,1 mil prestadores de serviços, entre professores, montadores, seguranças, carregadores, funcionários de limpeza e profissionais de áreas como viagem, hotelaria, móveis e decoração.

Créditos da imagem: Erich Sacco.

@supertrasado
Tags: Notícias
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
 RAP IN CENA 10 ANOS - Lançamento oficial e Live Solidária, acontece no dia 25 de junho
Sam Feldt reúne Anitta e JVKE no latin dance pop 'Mi Amor'
Wesley Safadão e Felipe Amorim se unem em 'Novinha não chora'
Festival solidário 'Retoma POA' recebe expoentes da geração da música no Opinião
MC Poze do Rodo lança 'Morena', faixa em comemoração ao dia dos namorados
Orquestra Theatro São Pedro, Luciano Leães e JJ Thames em concerto solidário no dia 20 de junho
Shopping Iguatemi Porto Alegre recebe exposição imersiva de Tartarugas Ninja
Duca Leindecker apresenta em novembro no Araújo Vianna show superespecial
Bar Chopp Petiscos é o campeão do Comida di Buteco circuito Porto Alegre
Pato Fu e Orquestra Ouro Preto lançam álbum 'Rotorquestra de Liquidificafu'
Katia Suman realiza terceira edição da festa baila comigo no Ocidente
Matanza Ritual Fest recebe em outubro na capital Black Pantera e Comunidade Nin-Jitsu
Museu da Cultura Hip Hop RS e Alvo Cultural lançam a primeira edição do Programa de Formação
Cia Hariboll promove apresentação em prol dos artistas da companhia
Em 'SUPERNOVA', Jão apresenta versão deluxe de 'SUPER' com oito músicas novas

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul