Super Transado
Se acontece, está aqui

Renomado grupo teatral de Brasília desembarca em Porto Alegre pela primeira vez

Novembro 06, 2018
Autor / Fonte: Filipe Chagas


Renomado grupo teatral de Brasília desembarca em Porto Alegre pela primeira vez

A trupe que encantou diversos estados e cidades brasileiras, finalmente desembarca em solo gaúcho. Porto Alegre receberá pela primeira vez as premiadas peças Punaré & Baraúna Ensaio Geral, da Agrupação Teatral Amacaca (ATA), de Brasília, em novembro. Dirigidas pelo renomado diretor uruguaio Hugo Rodas, as montagens serão reunidas em dois atos para uma grande apresentação no Centro Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), entre os dias 16 e 18, sempre às 20h.

"Nunca fomos para a região sul, este foi um mote para eleger a próxima cidade da turnê. Porto Alegre é uma cidade que tem festivais de teatro expressivos e grupos que admiramos. Inclusive, vamos fazer um intercâmbio com a Cia Rústica durante nossa estadia na cidade", afirma Camila Guerra, produtora e atriz da ATA.  

O primeiro ato apresenta Punaré & Baraúna, lançada em 2015, trata-se de um musical autoral sertanejo sobre triângulo amoroso inspirado no romance Cansaço: A longa estação, de Luiz Bernardo Pericás. O cenário é pano de fundo para retratar o sertão, enquanto a história dos três personagens é cantada através de 10 músicas originais.

Já no segundo ato, a peça Ensaio Geral, de 2012, brinca com o ambiente de um ensaio de um grupo de teatro. Nele o amor é celebrado em colagens de textos livremente adaptados pelo grupo, de autores como Charles Chaplin, Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Carlos Drummond de Andrade e Eduardo Galeano.

"São duas peças bem distintas, mas partem do mesmo ponto: uma pretensa orquestra de atores que conta histórias. Por isso o cenário é o mesmo, mas com funções cênicas distintas. Em Punaré & Baraúna a história está nas músicas e é dividida em duas versões dos acontecimentos: a primeira é do Punaré, depois aborda o ponto de vista de Baraúna que desconstrói a narrativa de Punaré. Já em Ensaio Geral, ao contrário do meio rural e mais lírico retratado em Punaré & Baraúna, é marcado pelo ambiente urbano e o vigor da juventude", comenta Camila Guerra.

Segundo o diretor Hugo Rodas, sua obra é para os olhos e os sentidos. "O público não deve ficar querendo entender como uma narrativa comum. Em Punaré & Baraúna a história é contada a partir das músicas. Em Ensaio Geral não tem história e sim pequenas cenas, onde cada ator protagoniza por vez. Inclusive este ponto foi importante para juntar os espetáculos: o público pode desfrutar de performances bem distintas de um mesmo interprete, valorizando o trabalho de ator do grupo", conclui.

 

FICHA TÉCNICA:

Diretor Artístico: Hugo Rodas

Elenco: André Araújo, Abaetê Queiroz, Camila Guerra, Dani Neri, Diana Poranga, Flávio Café, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Nobu Kahi, Pedro Tupã e Rosanna Viegas.

Operação de Luz: Caetano Maia

Produção: Luciana Lobato

 

 

OperATA – Repertório da Agrupação Teatral Amacaca

Dias, 16 a 18 de novembro de 2018 - às 20h

Local: Centro Cultural Santa Casa

Endereço: Av. Independência, 75

Independência – Porto Alegre/RS

 

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada)

Online:  www.sympla.com.br

 

Imagem: Sartoryi


Mais Fotos