Super Transado
Se acontece, está aqui

Longa documental 'Portuñol' estreia no Cinema em Porto Alegre

Fevereiro 19, 2021


Longa documental 'Portuñol' estreia no Cinema em Porto Alegre

Vencedor de melhor longa gaúcho no Festival de Cinema de Gramado de 2020, 'Portuñol' chega às salas de cinema de Porto Alegre (RS) e Foz do Iguaçu (PR) no dia 25 de fevereiro (quinta). No documentário, a diretora Thais Fernandes e equipe visitam diversas regiões fronteiriças do Brasil para registrar a maneira como os idiomas se fundem e se entrelaçam no dia a dia da América Latina. Da mistura de culturas nasce o portuñol que dá título à produção.

O filme faz paradas pela Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai para interagir com comerciantes, artistas e acadêmicos. "É um documentário de encontros", resume Thais. "Este foi um dispositivo que eu achava importante: é um filme de viagem em que os encontros acontecem realmente na frente da câmera", explica a cineasta. A diretora não conhecia pessoalmente nenhum dos entrevistados antes das gravações. Em clima de animação, os moradores locais trazem à tela reflexões pessoais, músicas, poesias e ritmos desconhecidos do grande público brasileiro.

Os diálogos dos personagens alternam entre o português, o espanhol e o guarani. "A língua é invisível. Um dos nossos desafios foi transformar este fenômeno cultural em uma narrativa imagética", avalia Thais. Junto à reflexão do idioma, somou-se o conceito da fronteira: "Ao longo do caminho o espaço se perde, e o que importa já não é mais onde estamos, mas sim quem são as pessoas que constroem essa identidade latina diversa".

A equipe buscou personagens que refletissem o espírito dessas regiões, e entre eles encontrou rappers indígenas, estudantes colombianos, poetas do portuñol selvagem, professores universitários e até um grupo da cumbia que canta em portunhol na divisa Brasil/Uruguai. "A letra de uma das músicas fala sobre o atravessar pra lá e pra cá entre países, de uma maneira divertida. O clima é de celebração latina", descreve Thais.

A distribuição é da Lança Filmes, com produção da Vulcana Cinema e coprodução da Epifania Filmes, Globo Filmes e GloboNews.

 

Créditos da imagem: Pedro Clézar 


Mais Fotos