Super Transado
Se acontece, está aqui

Espetáculo 'Mulher Arrastada' em curta temporada no Estúdio Stravaganza

Junho 10, 2019
Autor / Fonte: Lauro Ramalho


Espetáculo 'Mulher Arrastada' em curta temporada no Estúdio Stravaganza

Retorna a cartaz na sexta-feira, dia 14 de junho, às 20 horas, permanecendo até o dia 23 do mesmo mês, no Estúdio Stravaganza, sempre de sexta a domingo, “A Mulher Arrastada”. Com idealização do autor do texto, o dramaturgo Diones Camargo, em parceria com a diretora Adriane Mottola e a atriz Celina Alcântara, "A Mulher Arrastada" celebra um ano de estrada levando aos palcos a história de Cláudia Silva Ferreira, baleada e arrastada por uma viatura da PM há cinco anos no Rio de Janeiro.  

Na manhã de 16 de março de 2014, Cláudia Silva Ferreira – mulher negra, pobre, 38 anos, auxiliar de limpeza em um hospital no Rio de Janeiro, mãe de quatro filhos biológicos e quatro adotivos – foi brutalmente alvejada pela Polícia Militar ao sair de casa no Morro da Congonha (RJ) para comprar pão para sua família. Após os tiros, seu corpo foi jogado às pressas no camburão da viatura. No trajeto, a porta se abriu e “Cacau” – como Cláudia era conhecida na sua comunidade – foi arrastada ainda com vida por cerca de 350 metros pelas ruas da capital fluminense, sob o olhar horrorizado de motoristas e pedestres. Ao chegar ao hospital, o cadáver esfolado viria a ser somente a primeira evidência da barbárie a que esta cidadã foi submetida: a seguir vieram as acusações dos policiais envolvidos, a omissão do nome da vítima, o tratamento impessoal dado pela mídia, o velório com o caixão fechado (para evitar a comoção pública), até o esquecimento da notícia e do fato em si.

Principal vencedora na premiação do 25º Porto Alegre Em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas, a montagem arrebatou os Prêmios Braskem Em Cena 2018 de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz, e repetiu o feito nos Prêmios Açorianos de Teatro 2018 ao vencer novamente nas categorias de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz, além de Melhor Iluminação e do Prêmio RBS TV – Melhor Espetáculo 2018.

No elenco, além de Celina Alcântara, Pedro Nambuco. Cenografia de Zoé Degani (objetos cenográficos) e Isabel Ramil (ambientação cênica), iluminação de Ricardo Vivian, trilha sonora original de Felipe Zancanaro, arte gráfica de Jessica Barbosa e produção de Luísa Barros. Realização Diones Camargo e La Photo Galeria e Espaço Cultural. Apoio Cia. Stravaganza e UTA – Usina do Trabalho do Ator.

 

A Mulher Arrastada

De 14 a 23 de junho - sextas e sábados, às 20h; domingos, às 18h

Local: Estúdio Stravaganza

Endereço: Rua Dr. Olinto de Oliveira, 64

Bairro Santana – Porto Alegre/RS

 

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

Online: https://www.sympla.com.br/a-mulher-arrastada__548209

 

Imagem: Sabrina Marthendal 


Mais Fotos