Super Transado
Se acontece, está aqui

Coletivo Viola Perfumosa em única sessão no Thetro São Pedro no mês de novembro

Outubro 05, 2018
Autor / Fonte: Eduardo Elias


Coletivo Viola Perfumosa em única sessão no Thetro São Pedro no mês de novembro

Um caso de amor com o Brasil profundo, VIOLA PERFUMOSA é o coletivo formado por três dos mais expressivos “cantautores” contemporâneos, a mineira Ceumar, o cantor e violoncelista carioca Lui Coimbra e o violeiro Paulo Freire, paulista. E este encontro acontece no dia 6 de novembro no Theatro São Pedro em Porto Alegre.

Em seu trabalho, o VIOLA resgata e recicla a genialidade e a sofisticação das melodias e da poesia da música que se convencionou chamar “caipira” , compondo um mosaico comovente e alegre do Brasil “de dentro”, “dos interiores”, ressaltando a singularidade desta obra poético-musical que é um retrato fiel deste país profundo. No momento, o VIOLA PERFUMOSA lança seu primeiro CD no qual ilumina a  importância da presença feminina na música sertaneja de raiz, homenageando uma das mais emblemáticas artistas da música popular brasileira: Inezita Barroso.

No repertório, sucessos como “Luar do Sertão”, “Tamba-tajá” e “Índia” ganham roupagem camerística que une viola caipira e violoncelo, rabeca e alfaias e se mescalm à canções do repertório autoral dos artistas do coletivo e à Villa-Lobos, compondo um disco sutil, reverente e surpreendente, como Inezita gostaria. A cantora, atriz e pesquisadora atravessou as últimas seis décadas como a mais importante voz na defesa da música realmente popular e do folclore brasileiro. Inezita foi uma das responsáveis por resgatar a música caipira, redimensionando-a como um produto de valor artístico incontestável. Filha de uma família tradicional paulistana, Inezita teve uma educação sofisticada e seu amor pelas tradições do folclore ajudou a mudar o status das manifestações populares e deixou um legado importante para quem aprecia, produz e estuda a cultura brasileira: o diálogo entre os imaginários urbano e rural do país.

O Viola Perfumosa dá continuidade ao seu trabalho inigualável de proporcionar as novas plateias o contato com a própria essência da cultura brasileira. Com concepção de Renata Grecco e direção musical de Lui Coimbra e arranjos coletivos, o show tem CEUMAR (voz, violão e tambor), LUI COIMBRA (voz, violoncelo, violão e rabeca) e PAULO FREIRE (voz, viola caipira e contação de causos), produção nacional da Circus Produções e produção local da Branco Produções.

 

VIOLA PERFUMOSA

Terça-feira, 6 de novembro de 2018 – às 21h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Praça. Mal. Deodoro, s/nº

Centro Histórico – Porto Alegre/RS

 

Ingressos: De R$ 30,00 a R$ 60,00

Online: https://vendas.teatrosaopedro.com.br/viola-perfumosa-06

 

Crédito imagem: Leo Aversa


Mais Fotos